Chaparral: Populismo ou uma nova geração de político?

 


Foto:  Thiago Henrique

Quando falamos em político, vem sempre na cabeça: É tudo igual!

Porém esse conceito vem sendo repensado nos últimos anos.

Lembro que o tal do Deputado, era bicho raro de se ver no interior, principalmente fora de época de eleição, onde os mesmo vinham até as cidades, davam meia duzia de apertos de mãos, carregavam os votos da população e só reapareciam 4 anos depois.

publicidade

Poderiam ser considerados uma especie de artistas, já que havia toda uma apresentação, para ele na cidade.
Ovacionado, bajulado e se brincasse, até era carregado nos braços dos mais fervorosos...

O povo iam a loucura, em outrora, era bandas (o famoso showmício),com seu sotaque de artista da globo, não se notava arrastado e quando falava alguma gíria, o povo iam ao delírio!

publicidade

Aqui em Surubim, não era diferente, recordo-me me ver pouquíssimas vezes ter vistos um deputado caminhando pelas ruas ou frequentando a casa de algum popular (coisa rara).

Porém parece que esses pensamentos estão ficando no passado, desde da ultima eleição em 2022, o que se ver é o Dep. Chaparral, quebrando esses paradigmas, em que os parlamentares, eram considerados seres de luz, onde quase a população não tinha cotado.

Para alguns, isso pode ser chamado de populismo, mas para outros isso pode ser chamado de nova geração de políticos, onde estão cada dia mais próximo da população. 

publicidade

No caso de Chaparral, pode se dizer que é mais fácil encontrar ele na casa de algum popular: jantando, em aniversario, casamento, batizado, ouvido e tentando solucionar algum problema ou até mesmo em velório durante a semana, com seu jeito humilde, sem muitos arrudeios (como se diz o matuto), já bem diferente dos vereadores e gestores andando pelas ruas da cidade durante um mês inteiro.


Com esses simples gestos, Chaparral abriu o imaginário popular, se sendo facilmente carregado pela vontade de grande parte dos surubinenses para uma futura disputa a gestor do município.

Com esse tipo de comportamento fora da caixa, faz com que a oposição se manifeste e tente copiar ou até mesmo se aproximar da população como ele faz, porém não são bem recebidos por populares, sendo vistos como aproveitadores ou até mesmo como oportunistas.

publicidade

Pode se dizer que estão colhendo apenas o que plantaram ao logo dos anos...

Aos poucos a população vai sendo cativada, repesando e vendo como novas opções de mudanças em seus futuros candidatos, querendo mais o contato corpo a corpo, ao invés de: fale com fulano, fale com sicrano.

Dando esperança para uma nova classe, que irá nascer e enterrando de vez a velha politica no município.
 

Essa é a primeira parte de uma serie de 3 capítulos, onde iremos expor nossa visão sobre a politica da cidade  de Surubim


publicidade









Postar um comentário

0 Comentários