Uma enfermedida sem cura e sem tratamento conhecida como Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), que consiste num mal neurodegenerativo que provoca desordem cerebral, perda de memória e pode levar à morte, foram identificados este ano em cinco baianos, moradores de Salvador.
Segundo autoridades em saúde, a DCJ tem quatro tipos diferentes de manifestação, um deles é a variante popularmente conhecida como Doença da ‘Vaca Louca’, infecção provocada por ingestão de carne ou derivados de origem bovina contaminados.
PUBLICIDADE
Apesar disso, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) descartaram que os casos descobertos na capital baiana tenham relação com a Vaca Louca.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), cerca de 90% dos casos clínicos de DCJ levam à morte no intervalo de um ano, sendo o tratamento apenas de suporte e controle das complicações, a exemplo do uso de cadeira de rodas ou auxílio para alimentação conforme o paciente vai perdendo as funções motoras.
Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ)
Dos cinco registros de DCJ ocorridos no estado, dois pacientes estão internados, dois morreram e o quinto está sob investigação pela Vigilância Epidemiológica.
PUBLICIDADE
A secretaria de saúde confirmou ainda que quatro desses pacientes estão com a variante Esporádica. O quinto paciente não teve a condição clínica informada.
Na forma Esporádica da doença que não apresenta causa e fonte infecciosa conhecida, nem tem relação de transmissibilidade comprovada de pessoa para pessoa.
Vaca Louca
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável pela inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, afirma que está acompanhando os casos registrados este ano em Salvador.
PUBLICIDADE
A pasta afirma ainda que verificou que não há relação com consumo de carne bovina ou subprodutos contaminados com Encefalite Espongiforme Bovina (EEB), o nome oficial da Doença da ‘Vaca Louca'.
“A Doença de Creutzfeldt-Jakob (DJC) ocorre, na maioria dos casos, de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas”, diz o Mapa, em nota.
PUBLICIDADE
0 Comentários