A venda de uma bebida à base de soro de leite a R$ 4,49 em uma rede de supermercados em São Paulo vem gerando revolta nas redes sociais.
Isso porque a embalagem do produto é semelhante à do leite, mas a bebida é, na realidade, um composto à base de soro de leite, uma sobra da produção de queijos.
Apesar de ser uma matéria-prima comum na indústria dos laticínios, o soro de leite tem aparecido bastante na composição dos produtos à base de leite nos últimos anos como forma de reduzir o custo de produção e o preço final ao consumidor.
Venda de soro de leite é criticada nas redes sociais
A confusão, no entanto, vem num momento de alta no preço do leite, que subiu 29,28% nos últimos 12 meses de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.
Pelas redes sociais, consumidores associaram o caso a uma prática da indústria alimentícia conhecida como reduflação, que é a redução no tamanho das embalagens sem alteração no preço. A qualidade dos produtos comercializados também foi alvo das críticas dos internautas.
Após a repercussão negativa do caso na internet, o Procon-SP notificou a fabricante da bebida láctea. A empresa foi cobrada a prestar esclarecimentos até o dia 14 de julho.
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