Sobe para 51 o número de cidades do interior de Alagoas em emergência por causa das chuvas

Rio transborda e inunda casas na cidade de Branquinha, em Alagoas — Foto: Erik Maia/g1

Subiu para 51 o número de cidades de Alagoas em situação de emergência por causa das chuvas. O número foi atualizado por meio de um decreto do Governo do Estado publicado em edição especial do Diário Oficial na noite de sábado (2). Rios transbordaram e inundaram ruas e casas, deixando diversas famílias desalojadas.


A Defesa Civil Estadual ainda não tem um balanço do número de famílias que tiveram que deixar suas moradias, mas informou que 29 municípios estão em sirtuação mais crítica, com acessos completamente alagados, rodovias interditadas e serviços de água e energia comprometidos. Não foi registrada nenhuma morte neste fim de semana.


Quem teve que deixar suas casas às pressas sofre sem saber o que vai encontrar quando a água baixar. Os moradores de Atalaia, uma das cidades em emergência, relatam que o nível da lagoa subiu muito rápido.

"A água chegou de repente, invadindo, invadindo. A gente teve que pedir ajuda para tirar as coisas de dentro, mas não conseguiu. Nem a roupa a gente vai pegar porque não tem como entrar [em casa]", lamentou Fabrício Delane Ferreira de Almeida, que teve sua residência inundada.



O governador Paulo Dantas (MDB) afirmou que o Estado colocou três helicópteros e 10 botes à disposição para assistência aos municípios. “Vamos distribuir cestas básicas, água, colchões e produtos de higiene; e continuar pagando o Auxílio-Chuvas às famílias desabrigadas e desalojadas”.



No início de junho, um outro temporal já tinha castigado o estado, deixando 35 municípios em emergência. Com as chuvas que atingiram novamente o estado desde sexta-feira (1), outros 16 municípios também tiveram a situação de emergência reconhecida, fazendo o total subir para 51.

"Acreditamos que o volume de chuva superou o de 2010 [quando uma grande cheia atingiu o estado, deixando mortos]. Não houve maiores vítimas porque a população já estava avisada e conseguiu sair de suas casas", disse o governadorem entrevista coletiva na noite de sábado.

Serviços de água e energia comprometidos


A Equatorial Energia informou que, por medidas de segurança e a pedido das prefeituras, foi necessário desligar a rede elétrica no sábado (2) em decorrência de inundações em pelo menos 9 municípios: Atalaia, QuebranguloPaulo JacintoSão José da LajeMurici, Major Izidoro, União dos PalmaresBranquinha e Santana do Mundaú.



Os municípios de Japaratinga e Maragogi também estão com o fornecimento de energia afetado em algumas localidades, em decorrência das chuvas. A distribuidora explica que o atual cenário dificulta o acesso e a execução dos serviços de normalização de forma segura.

Já a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que 19 municípios da Bacia Leiteira estão com abastecimento de água suspenso em virtude da qualidade da água nos pontos de captação do Rio São Francisco.

Segundo a companhia, as chuvas intensas dos últimos dias levaram grande quantidade de lama e sedimentos para o rio, deixando a água imprópria para tratamento e distribuição aos moradores. A empresa afirma que espera que o nível das águas diminua para inicar uma operação que deve normalizar o serviço.


Postar um comentário

0 Comentários