Não é só no Brasil; Portugueses pagam mais por menos compras e procuram marcas baratas e promoções

 

Foto:Reprodução/internet


Nos primeiros seis meses deste ano, os portugueses gastaram mais nos supermercados do que no mesmo período, no ano passado. Mas por causa do aumento dos preços, compram menos.

Vão mais vezes ao supermercado, mas fazem menos compras. As faturas, cada vez mais caras, resultaram num crescimento de 4,5% em relação a 2021.


Dados mais recentes da NielsenIQ revelam que ir às compras custou mais 220 milhões de euros do que no primeiro semestre do ano passado.

A cada dia, os portugueses deixaram nos supermercados mais 1 milhão e 300 mil euros do que deixavam há um ano.


A inflação está a condicionar as escolhas dos portugueses que estão a optar, agora, por comprar produtos em promoção e de marcas brancas.

Cinco em cada dez produtos comprados são das marcas próprias dos supermercados e a maior parte alimentos. À exceção dos frescos e das bebidas, sobretudo as alcoólicas.


Ao Diário de Notícias, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição atribui esta mudança ao aumento dos fatores de produção e, em especial, ao custo da energia, considerando que tal não significa que os operadores estejam a ganhar mais dinheiro.


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